domingo, 1 de novembro de 2015

Sociedade da Informação

"Sociedade da Informação" é um conceito relativamente moderno. O termo começou a ser utilizado no final do século. Também conhecida como "Sociedade do Conhecimento" ou "Nova economia". O conceito de Sociedade da Informação surge em sequencia ao conceito de Globalização.

Fonte: Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


















Figura 2: http://xeografiacritica.blogspot.com.br/2013/05/resenha-critica-cidade-atlantica-e.html
Na figura é possível perceber a integração entre os conceitos de Globalização x Digitalização x Descentralização.

Vejamos o que trata Jorge Werthein em seu artigo: A sociedade da informação e seus desafios


"Partindo de um conceito que ressalta as características do novo paradigma técnico econômico e critica as concepções deterministas e evolucionistas da mudança social, apresentam-se as promessas da sociedade da informação que justificam o esforço da sociedade na sua construção. Descontados os exageros utópicos que constituem a “computopia”, a justificativa desse esforço prende-se às perspectivas oferecidas pelo novo paradigma de avanços significativos para a vida individual e coletiva, elevando o patamar dos conhecimentos gerados e utilizados na sociedade, oferecendo o estímulo para constante aprendizagem e mudança, facilitando a salvaguarda da diversidade e propiciando dinamismo econômico mais condizente com o respeito ao meio ambiente. Suas promessas não podem impedir a constatação de inúmeros desafios e problemas. Alguns são técnicos, outros de natureza social, outros ainda são puramente econômicos e requerem um compromisso político para assegurar o acesso a comunidades menos privilegiadas. Finalmente, há significativos desafios a enfrentar para criar um arcabouço internacional apropriado que minimize as desigualdades globais no acesso à informação."


Segundo Werthein (2000), ainda há muita desigualdade no que tange a acesso à informação.
Então embora a Era seja da Informação, ainda há muitos desafios a serem enfrentados para que todos tenham acesso à informação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário