domingo, 1 de novembro de 2015

Administração e Sociedade de informação

A sociedade mudou, o mundo mudou e com isso as profissões, a forma de estudar, as relações de trabalho também mudaram.
Lembro que no ensino médio eu combinava com os colegas para nos encontrarmos na Biblioteca Central às 08:00h para "fazer o trabalho"
"Fazer o trabalho" significava nos dividirmos entre os corredores e prateleiras da Biblioteca e descobrir nos índices dos livros o assunto que nosso professor tinha solicitado.
Voltávamos a uma mesa e copiávamos a caneta em folhas de papel pautado "com nossas palavras" aquilo que liamos nos livros.
Alguns mais geniais (o que não era o meu caso) conseguiam já sair da biblioteca com a versão final do trabalho pronta para apresentação. Outros, como eu, apenas com um rascunho para ser "passado a limpo".
A forma de estudar mudou. Hoje temos "tudo e mais um pouco" na palma da mão. A internet, berço da globalização, nos permite ir a cada canto do mundo e até fora dele, para uns. Rs. Só é necessário e essencial usar de sabedoria. Há quem critique, e diga que hoje não se estuda, apenas se copia e cola da internet. Seria ingenuidade minha afirmar que não há um percentual significativo de estudantes assim. Mas ao mesmo tempo, sabe-se que o mercado é um funil. Graduação e Pós-graduação, qualquer um faz. O acesso à universidade é muito maior, inúmeras vezes maior. Qualquer um pode estar na Universidade, mas a capacidade acadêmica, poucos tem. Então, o diploma não é diferencial. O diferencial verdadeiro, o que faz o profissional ser conhecido e reconhecido é o que ele gera de vantagem para a organização. O que ele projetou, realizou e funcionou. O que o profissional realizou além do que foi pedido dele. O que ele agrega de valor. O quanto vale a pena para a organização, a permanência dele.
E para ter esse diferencial essa tendência ao sucesso, só os melhores. Só os que buscaram, estudaram, acreditaram, forma além... e isso é para poucos.
A forma de trabalhar na sociedade globalizada, também mudou. De maneira geral não se oferece a pessoas, serviços que podem ser realizados por máquinas a custos menores.
Sendo saudosista mais uma vez, lembro que no ensino médio na década de 90 escolhi o Curso Técnico em Contabilidade. E me diziam: pra quê você vai estudar Contabilidade? É uma profissão fadada à extinção porque hoje os programas fazem tudo. De fato, naquela época começavam a surgir softwares de gestão integradas. E, graças a isso, eles fazem tudo aquilo que eu perdia tempo fazendo e que não me permitiam fazer o que faço hoje que é assessorar o Conselho de Gestão na tomada de decisão com informações relevantes. Obrigada Sistemas que prometiam acabar com minha profissão e que só a deram ainda mais importância.
E assim se dá com qualquer profissão que tirava do homem sua capacidade intelectual e criativa. Capacidade essa que ficava em segundo plano para que atividades "cara x crachá" fossem desenvolvidas.
Nas relações de trabalho também houveram mudanças. Graças a Deus. Mais uma vez dou exemplo pessoal. Resido em Salvador na Bahia e sou responsável pela Controladoria de Bahia, Sergipe, Piauí e Rio Grande no Norte da empresa em que trabalho. Minha entrevista do processo seletivo foi realizada via Skype e encontrei com meu gestor 2 vezes. Nunca estive no Piauí e no Rio Grande do Norte só a passeio. Estou na minha unidade sozinha fisicamente. E o trabalho funciona. Conferências telefônicas, reuniões virtuais. É a tecnologia  a nosso dispor. Alguém tem saudade de quando precisava voar para chegar ao local de reunião?
Relações assim são corriqueiras em milhares de organizações. E certamente existem dezenas de outros recursos.

Sociedade da Informação

"Sociedade da Informação" é um conceito relativamente moderno. O termo começou a ser utilizado no final do século. Também conhecida como "Sociedade do Conhecimento" ou "Nova economia". O conceito de Sociedade da Informação surge em sequencia ao conceito de Globalização.

Fonte: Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


















Figura 2: http://xeografiacritica.blogspot.com.br/2013/05/resenha-critica-cidade-atlantica-e.html
Na figura é possível perceber a integração entre os conceitos de Globalização x Digitalização x Descentralização.

Vejamos o que trata Jorge Werthein em seu artigo: A sociedade da informação e seus desafios


"Partindo de um conceito que ressalta as características do novo paradigma técnico econômico e critica as concepções deterministas e evolucionistas da mudança social, apresentam-se as promessas da sociedade da informação que justificam o esforço da sociedade na sua construção. Descontados os exageros utópicos que constituem a “computopia”, a justificativa desse esforço prende-se às perspectivas oferecidas pelo novo paradigma de avanços significativos para a vida individual e coletiva, elevando o patamar dos conhecimentos gerados e utilizados na sociedade, oferecendo o estímulo para constante aprendizagem e mudança, facilitando a salvaguarda da diversidade e propiciando dinamismo econômico mais condizente com o respeito ao meio ambiente. Suas promessas não podem impedir a constatação de inúmeros desafios e problemas. Alguns são técnicos, outros de natureza social, outros ainda são puramente econômicos e requerem um compromisso político para assegurar o acesso a comunidades menos privilegiadas. Finalmente, há significativos desafios a enfrentar para criar um arcabouço internacional apropriado que minimize as desigualdades globais no acesso à informação."


Segundo Werthein (2000), ainda há muita desigualdade no que tange a acesso à informação.
Então embora a Era seja da Informação, ainda há muitos desafios a serem enfrentados para que todos tenham acesso à informação.


Campo de Atuação do Administrador

O campo de atuação do profissional de administração é muito amplo e a graduação acadêmica é genérica, como creio que toda graduação deve ser.Na graduação somos expostos à maioria das áreas de atuação (digo à maioria porque é ilimitado o volume de possibilidades, e na graduação seremos apresentados às mais comuns delas): Administração de recursos humanos, Finanças, Logística.

O Administrador é preparado para gerir pessoas, planejar, implementar projetos, gerir recursos financeiros, atuar na qualidade, com criação e implantação de normas e procedimentos trabalhar no setor de pessoal e pagadoria, na  controladoria e controle custos, entre outros.

Creio que é importantíssimo que o administrador, embora deva ter uma visão macro das organizações, se especialize em alguma área. No início da carreira desempenhará funções de Assistente e de Analista Administrativo, onde poderá ter a possibilidade de se familiarizar com as áreas e identificar a que possui mais afinidade. O período de estágio é também muito importante pois expõe o estudante às práticas organizacionais.

Figura 2
Fonte:http://www.sobreadministracao.com acesso em 01/11/2015


Conforme dito em http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/administracao-negocios/administracao-690663.shtml , acesso em 01/11/2015:  "Ele tem lugar em praticamente todos os departamentos de uma organização pública, privada ou sem fins lucrativos"

Apresentação

Sou Teresa Lira, Contadora, graduada pela Universidade Católica do Salvador com 21 anos de atuação profissional. Experiência em Finanças, Contabilidade, Custos, Controle Patrimonial e de Estoques, Departamento Pessoal... e outras coisinhas.

Me especializei pela Universidade do Estado da Bahia em Auditoria Fiscal  e em Contabilidade Gerencial/Controladoria pelo FIB.

Atualmente além de trabalhar na Controladoria de uma prestadora de serviços multinacional presente  em todos os continentes, tenho também uma pequena loja de material esportivo situada na "Rua dos Esportes" no Comércio.

A loja foi planejada e inaugurada concomitantemente com início da minha segunda Graduação em Administração pela Unifacs e esse blog foi criado com finalidade de compor a Atividade 2 para avaliação de aproveitamento da Disciplina Projeto Interdisciplinar I, ministrada pela Professora Erica Oliveira no segundo bloco do segundo semestre de 2015.

Um dos objetivos de meu ingresso no curso é adquirir e/ou obter conhecimentos gerais de Administração de forma a aplicar-los no meu pequeno negócio fazendo com que ele se torne um "grande negócio" no futuro.